Política

117 indígenas concorrem a cargos eletivos em Mato Grosso

Foto: Gazeta Digital (GD)

Nas eleições municipais de 2020, 117 indígenas concorrem a cargos eletivos em Mato Grosso. Destes, um tenta se eleger como prefeito, dois como vice prefeitos e 114 como vereadores. Os dados constam nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

São candidatos de 33 municípios, porém, a maioria deles - 29 mais especificamente - são de Campinápolis (658 km a leste de Cuiabá). Os indígenas correspondem a 0,92% dos candidatos mato-grossenses, atrás apenas dos que se autodeclararam amarelos (0,58%).

 

Entre esses candidatos está José Acácio Serere Xavante, mais conhecido como Pastor Serere Xavante (Patriota). Em sua segunda ele eleição ele disputa a prefeitura de Campinápolis e tem como vice também um indígena, o artesão Isaias Prowe Tseredzawe (Patriota).

 

Já em relação aos partidos, 17 candidatos indígenas são filiados ao DEM. A segunda maior sigla é o PSC, com 11 candidaturas. Em terceiro estão empatados MDB, PDT e PT, com 10 candidatos cada. Entre os 117 candidatos, a maioria está em partidos de direita.