Política

27 candidatos ficha suja foram barrados em Mato Grosso

Foto: FOLHAMAX

Em Mato Grosso, 27 candidatos tiveram a candidatura indeferida após serem enquadrados na lei complementar 64/902, mais conhecida como ficha limpa. São 3 candidatos a prefeito, dois a vice e 22 pessoas que concorriam a vagas de vereador.

Dos candidatos à prefeito, foram barrados pela Justiça Eleitoral Gilberto Mello (PL), em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá); Magali Vilela (DEM), de General Carneiro (442 km a leste); e Revelino (PL), de Porto dos Gaúchos (663 km a médio-norte).

Já entre os postulantes ao cargo de vice-prefeito, foram impedidos Nolar Almeida (PL), em Porto dos Gaúchos; e Léo Boy (PL), em Juara (709 km a médio-norte).

Sobre os candidatos a vereadores, foram barrados pela lei da ficha limpa políticos em 19 municípios, sendo Alto Paraguai (218 km a médio-norte de Cuiabá) o que tem mais candidaturas indeferidas, com 3 processos do tipo.

Na comparação entre os partidos, o PL tem 5 barrados - entre prefeitos, vices e vereadores -, o DEM possui 4 indeferidos, mesmo número do MDB, e o SD teve 3 candidatos que não poderão participar da eleição. Ao todo, 12 partidos tiveram candidatos afetados pela lei.

Texto: Folhamax