Geral

88 cidades de Mato Grosso têm alerta para onda de calor e risco de hipertermia

Foto: G1MT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a forte uma onda de calor que atinge Mato Grosso e outros estados da região Centro-Oeste. As temperaturas devem permanecer elevadas até sexta-feira (9).

Entre as cidades estão Cuiabá, Barra do Garças, Campo Verde, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Canarana, Diamantino, Dom Aquino, Jaciara, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Várzea Grande e outros.

Segundo o instituto, a temperatura deve ficar nos próximos dias 5 graus acima da média, o que representa risco de morte por hipertermia. Um alerta de umidade muito baixa, oscilando entre 12 e 20%, também foi emitido.

Em Cuiabá,, a temperatura deve ficar em 42ºC até sexta-feira. A partir de sábado (10) a previsão é de máxima de 38ºC.

Classificação

  • De 30% a 20% - estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.
  • De 20 a 12% - estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
  • Abaixo de 12% - estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10 às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações.

Recomendações para dias secos

Para evitar diversos problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos, a OMS faz algumas recomendações.

  • Evite praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evite aglomerações em ambientes fechados;
  • Umidifique os ambientes com vaporizadores e toalhas molhadas;
  • Use soro fisiológico para olhos e narinas;
  • Consuma bastante água.

Texto: G1-MT