Política

A direita tem que parar de se esmurrar, diz José Medeiros

Foto: Gazeta Digital (GD)

O deputado federal e candidato ao Senado, José Medeiros (Pode), defendeu a união dos candidatos da "direita" que disputarão a eleição suplementar de 15 de novembro próximo. Segundo o parlamentar, é erro os ataques que estão ocorrendo entre as candidaturas deste campo político e, que isso, fortalecerá os concorrentes da "esquerda e centro".  

 

"Nossos adversários não é da direita. O nosso campo de adversários é da esquerda. Nós temos que combater os candidatos que defendem o próprio umbigo, que querem estar para fazer negócio, que não põe a faca no pescoço do presidente", disse Medeiros na segunda-feira (5).  

Para ele, a quantidade de candidaturas que apóiam o presidente Bolsonaro é uma forma de dar mais opções aos eleitores, e que a direita "tem que parar de se esmurrar". "Eu não vou ficar atacando candidatos da direita", disse.  A declaração ocorreu após a última semana, onde o candidato foi atacado por membros do Patriotas e eleitores da candidata ao Senado, tenente-coronel Rubia Fernanda, logo após ele Medeiros ter revelado como ocorreu a tentativa de composição com a militar.  

 

"Eu tenho sofrido ataques, ela (coronel Fernanda) tem atacado de forma subliminar, falando para não votar em quem está com mandato", reclamou. 

 

Medeiros afirma que esta disputa ao Senado é continuidade da eleição de 2018, quando não foi candidato porque, não conseguiu espaço em nenhuma das chapas que disputaram o governo naquele ano.   Ele acredita que será julgado pelos eleitores mato-grossenses pelo seu trabalho durante o mandato de senador (2015-2018) e pelo seu trabalho na Câmara Federal em seu atual mandato.  

 

A divisão dentro da chamada "direita" de Mato Grosso tem ficado claro nos últimos dias. Rubia Fernanda ingressou com um pedido de impugnação da chapa de Reinaldo Moraes (PSC), por conta do seu 1º suplente, Gilberto Cattani (PRTB) por ter parcipado  participado da inauguração e entrega de títulos rurais em Sorriso, quando o presidente Jair Bolsonaro esteve em Mato Grosso em setembro. 

 

Em resposta, Cattani chagou Rubia Fernanda de "Pepe Pantaneira", um termo pejorativo que  foi atribuído inicialmente a deputada federal Joice Halssemann (PSL-SP) pelos filhos do presidente, após rompimento da parlamentar com o presidente. 

 

Cattani acusou Rubia de ter ligação com o empresário Erai Maggi (PP) por ter ficado na mesma mesa que ele durante a vinda do presidente.  

 

A tendência é que os bolsonaristas de Mato Grosso pulverizem seus votos e críticas entre os próprios representantes, já que além, de Rubia Fernanda e Medeiros, ainda possuem Elizeu Nascimento (DC), Reinaldo Moraes (PSC) e Carlos Fávaro (PSD), que busca ter apoio do entorno do presidente via ‘Centrão’.