Geral

Acolhimento de pessoas em situação de rua é tema da primeira reunião do ano do GGI

Melhorar e intensificar o trabalho que vem sendo desenvolvido em Sorriso de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua. Esse foi o tema da primeira reunião de 2022 do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso. O encontro contou com a presença de representantes de forças de segurança, sociedade organizada como OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Legislativo e Executivo.

“Levamos este assunto para discussão do grupo de trabalho com o intuito de ajustar algumas questões, para que façamos tudo dentro da legalidade. Apresentamos o que está sendo desenvolvido e debatemos novas ações”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

Desde o início do ano está sendo realizada a “Operação Acolhida”, de abordagem de pessoas em situação de rua em espaços públicos de Sorriso, com o objetivo de acolher a população que vive em estado de vulnerabilidade social e, em especial, resguardar a integridade da população, tendo em vista que o aumento no número de moradores de rua tem causado transtornos e insegurança à população.

As ações fazem parte de um trabalho integrado entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, através da Guarda Municipal de Trânsito e da Defesa Civil; Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Corpo de Bombeiros; e as polícias Militar e Judiciária Civil.  

Conforme o secretário, a reunião discutiu o desenvolvimento de uma ação de acolhimento de pessoas em situação de rua em que será realizada uma abordagem mais aprofundada pela equipe multidisciplinar do Creas. A partir desse atendimento, a equipe poderá adotar uma série de ações, como buscar reforçar os vínculos entre a pessoa acolhida e sua família de origem, checar a necessidade de atendimento médico e também auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. Além de investigação social, também será realizado teste digital para verificação de antecedentes criminais. “A partir de um estudo psicológico e social, a equipe do Creas fará um relatório que, caso seja necessário, será encaminhado à Defensoria Pública para que seja solicitado pedido judicial de internação compulsória”, explicou.

Durante a reunião foi criada uma comissão de trabalho que será presidida pelo responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec), sargento Alberto dos Santos, e contará com representantes das forças de segurança, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Câmara de Vereadores.  

“Essa comissão irá analisar a situação e trazer ao colegiado as deliberações, como definição de local e data para realização desta ação de acolhimento”.

Outra questão bastante frisada no encontro do GGI foi a necessidade de se intensificar a campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, lançada pela Secretaria de Assistência Social. “Estamos realizando visitas a empresas para um trabalho de sensibilização para que empresários e população não deem esmolas às pessoas em situação de rua, mas sim entrem em contato com o Creas para que recebam atendimento especializado. Só assim conseguiremos impedir que essas pessoas permaneçam na rua e que o problema se agrave”, frisou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.  

Lembrando que, caso seja abordado por uma pessoa em situação de rua pedindo dinheiro porque está sem abrigo e não tem para onde ir, ligue para o Creas e permita que esta pessoa receba a ajuda que precisa para sair desta situação. Os telefones de contato são 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

O Creas fica localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso. Até o dia 20 de janeiro a unidade estará aberto ao público em horário reduzido, das 07h às 12h.