Geral

Agosto Lilás: Capacitação aborda métodos de combate e prevenção à violência doméstica

Foto: Cenário MT

A primeira semana da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização ao combate à violência doméstica, iniciou com compromissos através da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde. Nesta quarta (04), aconteceu o segundo evento para marcar a data, através de uma capacitação para Forças de Segurança no Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, ministrada pela delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Cuiabá (MT), Jozirlethe Magalhães Criveletto.

A capacitação foi destinada aos profissionais da Assistência Social do Município, polícias Militar e Civil, Patrulha Maria da Penha, Judiciário, Câmara dos Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais envolvidos da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, exaltou a importância de palestras e capacitações para o Município abordando o tema violência doméstica. “Há dois meses nossa equipe foi à Cuiabá, conhecemos a Delegacia da Mulher e queremos concretizar este sonho em nossa cidade. A vinda da delegada Jozirlethe vai acrescentar na troca de ideias e qualificar a Rede de Enfrentamento. É uma oportunidade de diálogo e discutirmos juntos os problemas que nós temos na nossa sociedade e, a partir daí, melhorarmos ainda mais os serviços oferecidos”, explica a secretária.

Durante a palestra, a delegada abordou sobre os tipos de violência mencionados na Lei Maria da Penha (física, moral, psicológica, patrimonial e sexual), explicou sobre termos técnicos voltados aos profissionais e sobre o ciclo da violência, método utilizado para identificar se uma mulher está sofrendo violência psicológica e física do marido em ambiente doméstico, que é dividido em três etapas: aumento de tensão, ataque violento e a ‘Lua de Mel’.