Polícia

Alvo de ataque homofóbico, jovem está internado em UTI

Uma nota de repúdio viralizou nas redes sociais ao denunciar o ataque homofóbico sofrido pelo jovem Lucas Rafael Cardoso de Souza, de 21 anos. Ele foi agredido por vários homens em Diamantino e, por causa das lesões, está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o boletim de ocorrência, Lucas foi agredido no meio da rua, no último sábado (19), por volta das 21 horas. Ele foi deixado desacordado e ensanguentado pelos agressores. Ele foi levado para o Pronto Atendimento de Diamantino, porém, teve traumatismos superficiais múltiplos na cabeça e precisou ser transferido para uma UTI em Cuiabá.

Na nota de repúdio, a Comunidade LGBTQ de Diamantino afirma que Lucas sofreu um ataque homofóbico, ou seja, ele foi agredido por causa da sua orientação sexual. "A livre orientação sexual e identidade de gênero das pessoas é um direito e deve ser respeitado", diz trecho da nota.

"Pedimos providências urgentes de todos os órgãos competentes para que seja revertida em nossa cidade casos de violência homofóbica e de todas as demais formas de violência. Queremos morar em uma cidade segura que respeite as diferenças", cobra a carta.

Dia Nacional do Orgulho Gay

Nesta sexta-feira (25) se comemora o Dia Nacional do Orgulho Gay, data escolhida para luta contra a homofobia e a discriminação sofrida pela comunidade LGBTQIA+. A data foi escolhida justamente por ter ficado marcada pela intolerância e a violência contra gays, lésbicas e trans. Em 25 de março de 1969 um bar LGBTQIA+ em Nova York, o Stonewall sofreu uma nova batida policial. Os frequentadores resolveram reagir e realizaram uma mobilização que durou dois dias e foi o embrião para a realização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo, em 1970.