Geral

Anta atropelada em Sorriso se recupera e é solta em área de preservação

A anta que foi atropelada nas proximidades do Parque Ecológico de Sorriso, no dia 7 de maio, teve um final feliz nesta terça-feira (14). O animal, que recebeu cuidados por todo esse período, foi solto no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), que é uma base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso, no Pará. 

Após o acidente, o animal, um macho de idade estimada em 8 anos, e de cerca de 220kg, ficou bastante ferido, e foi resgatado pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Guarda Municipal e recebeu cuidados imediatos da veterinária Lilian Medeiros. 

O coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, informou que dias após receber o tratamento médico veterinário, a anta ficou foragida entre os dias 12 a 19 de maio. "Mas, por sete dias ela foi vista no Jardim dos Ipês e em outros bairros próximos. Dia 19 ela foi vista perto Hospital 13 de maio e foi apreendida em um terreno, na rua são Conrado. Ela foi tratada e recebeu mais um acompanhamento médico veterinário de Aline Medeiros. No dia 30 ela já estava apta para soltura". 

Ontem, o animal foi solto no CPBV após autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). "Ela foi deixada numa área de matas contínuas, preservada. É um animal extremante dócil e a soltura em áreas perto de cidades, fazendas e sítios poderia resultar em acidente porque ela não se furta do convívio com humanos". 

Saiba mais: Procurado motociclista que atropelou anta nas proximidades do Parque Ecológico