Geral

Apesar de decreto, visitas em presídios ainda estão proibidas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou, nesta segunda-feira (4), que as visitas nos presídios continuam suspensas em Mato Grosso. A proibição já perdura há mais de um ano e meio por causa da pandemia do novo coronavírus.

A possibilidade de retorno das visitas foi levantada após o Governo do Estado publicar decreto suspendendo todas as medidas restritivas de biossegurança contra a Covid-19, mantendo apenas a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Segundo a Pasta, o novo decreto não revoga a proibição das visitas nas unidades prisionais do Estado. Ainda de acordo com a Secretaria, o retorno das visitas nos presídios só ocorrerá quando todos os presos estiverem imunizados com a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus.

A previsão é que isso ocorra até o final de dezembro. Atualmente, 11.222 mil pessoas estão custodiadas no Estado.

Até o fechamento desta matéria, a Pasta não havia informado quantos presos já haviam completado a imunização.

Novo decreto

O decreto nº 1.134, publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, revoga determinações como o toque de recolher, a restrição de quantidade de pessoas em atividades econômicas em casas de shows, boates, bares e congêneres.

Os municípios, no entanto, deverão emitir novos decretos para se adequar a orientação do Estado. A publicação considera a redução das taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias e a ampliação da vacinação e aumento da distribuição de doses de imunizantes contra a Covid-19 em todo o Estado.

Neste domingo (03), Mato Grosso registrou 106 internações em UTIs públicas e 65 em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos está em 33% para UTIs e 11% em enfermarias.