Política

Após morte de bebês em Sorriso, Câmara cobra explicações ao HRS e Assembleia Legislativa

Foto: Portal Sorriso

As denúncias das mortes de dois bebês provocadas por suposta negligência médica no Hospital Regional de Sorriso (HRS), segundo as famílias, chegaram à Câmara de Vereadores de Sorriso. 

O presidente da Casa de Leis, Damiani da TV (PSDB), disse que há um mês tem recebido reclamações sobre o atendimento prestado na ala da maternidade do Hospital Regional. "Além disso, há queixas de indução ao parto normal que faz a gestante aguardar um dia, dois dias. Há mães sofrendo com muita dor e alguns casos serão investigados, de espera demais que pode ter gerado óbito". 

Ao visitar o HRS, Damiani disse que a diretoria da unidade de saúde informou que foi instalada sindicância para verificar a situação, em especial de duas denúncias feitas recentemente. 

Conforme o Portal Sorriso noticiou, duas famílias disseram que perderam os bebês por suposta negligência médica. O presidente da Câmara disse que também contatou a deputada Janaína Riva. Segundo ele, a parlamentar irá protocolar na Assembleia Legislativa um requerimento para exigir informações do HRS. 

"Porque no hospital público tem que sofrer para ter o nascimento do bebê? Já ocorreu relatos de crianças sair com costela quebrada e tantas outras coisas. Isso é desumano demais. Então, a câmara está tomando posicionamento. Estivemos no Hospital Regional e estamos cobrando da Assembleia Legislativa que faça esse levantamento porque não dá para aceitar do jeito que está. Não estamos culpando ninguém, mas queremos transparência", frisou Damiani. 

O vereador disse, ainda, que foi solicitada ao prefeito Ari Lafin a implantação de uma maternidade em Sorriso. "Queremos humanizar o atendimento das mamães". 

Sobre os óbitos de bebês no HRS, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que os casos serão investigados pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO).