Geral

Ar seco predomina pelo país e deixa Mato Grosso em alerta para queimadas

Foto: Portal Sorriso

O ar seco predomina sobre todo país e inibe as nuvens de chuva em Mato Grosso. Isso deixa o ar seco e com níveis de umidade entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia. Além disso, focos de incêndio já começaram a surgir na região metropolitana de Cuiabá.

Conforme as previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chances de chuva durante toda essa semana são de apenas 5%. Os termômetros apontam que durante a manhã o clima fica ameno, porém o sol predomina no resto do dia na capital mato-grossense.

Ao que tudo indica, o período de estiagem já está acontecendo pois em algumas cidades de Mato Grosso já não chove há mais de 50 dias. Contudo, para evitar um ano trágico igual ao de 2020, as preparações de agentes para combate de fogo já começaram.

O Corpo de Bombeiros prepara capacitação para 300 pantaneiros com intuito somar no combate às queimadas que todos os anos assolam a região. Os treinamentos se iniciaram no começo de abril de 2021 e se estenderão durante períodos de estiagem e seca.

Ano passado, 15% do Pantanal foi consumido pelo fogo e a região metropolitana chegou a ficar coberta por fumaça. No início de maio, a Concessionária Rota do Oeste também iniciou um plano de prevenção e combate a queimadas na BR-163. A ação visa evitar incêndios e consequentemente fumaça e fogo às margens da rodovia.

O planejamento prevê frentes de atuação distintas com treinamento de funcionários, aquisição de novos materiais, contratação de equipamento e equipe extra, supressão da vegetação, conscientização de motoristas e lindeiros.

Texto: Fabiana Mendes/Olhar Direto