Agronegócios

Argentina consegue dar grande salto na colheita da soja em uma semana

Foto: Canal Rural

A colheita da soja na Argentina deu um grande salto de uma semana para outra, apontam dois levantamentos oficiais do país. De qualquer maneira, tanto o Ministério da Agroindústria da Argentina, quanto a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, apontam para um grande atraso ante o ano anterior.

Segundo o levantamento semanal realizado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a área colhida de soja chega a 32,9% dos quase 16,8 milhões de hectares plantados nesta temporada. Na semana anterior o índice era de 18,5%.

“Durante os últimos sete dias a colheita da soja registrou um avanço de 14,4 pontos percentuais. Por enquanto a projeção de produção no fechamento da campanha permanece em 43 milhões de toneladas. Os núcleos do Centro-Norte de Córdoba, continuam a liderar o andamento do trabalho com um ritmo de 54,3% de avanço”, diz a entidade.

A Bolsa de Cereais ainda informa que as lavouras de soja restantes estão dividas entre: 61% em condição normal, 30% em condições ruins e 9% em ótimas condições. Na semana passada os índices eram exatamente os mesmos.

Já a condição hídrica está em 91% em boas condições, 8% em condição ruim ou seca e 1% com excesso de água. Na semana anterior 89% estavam boas e 11% estavam secas.

soja argentina

Ministério

Já o levantamento semanal divulgado pelo Ministério da Agroindústria da Argentina indicou que a colheita de soja da safra 2020/2021 atinge 41% da área cultivada de 16,771 milhões de hectares.

De acordo com o Ministério, na semana anterior a colheita estava em 28%. No mesmo período do ano passado, o ritmo de trabalho atingia 63% dos 16,882 milhões de hectares cultivados na temporada 2019/2020.