Política

“Atual gestão não é satisfatória; situação financeira preocupa”

O Democratas, um dos partidos que deve disputar o comando da Prefeitura de Cuiabá, admite preocupação com a situação financeira do Munícipio. Ao menos é o que afirma o presidente da sigla na Capital, Alberto Machado.

Nos últimos meses, surgiram rumores e até denúncias de membros da oposição dando conta de que as finanças da Prefeitura estariam em situação delicada, podendo se agravar a partir do próximo ano, em função de empréstimos contraídos pela atual gestão.

“[A situação financeira] é um dos motivos de maior preocupação. Acho que a partir do momento que a pessoa se coloca à disposição para ser candidato, tem que estar preparado para todos esses enfrentamentos. O governador Mauro Mendes, por exemplo, quando assumiu o Estado tinha plena convicção dos enfretamentos que tinham que ser feitos, das dificuldades que o Governo estava enfrentando e não vejo a Prefeitura muito diferente disso”, disse Alberto, em entrevista ao MidiaNews.

Acho que talvez esse seja o fator mais preocupante nesse momento: em que estado iremos encontrar a saúde financeira da Capital

“Quem assumir a gestão da Capital terá que fazer um trabalho de pé no chão, para colocar as finanças em dia. A gente ouve e vê muita coisa. Acho que talvez esse seja o fator mais preocupante nesse momento: em que estado iremos encontrar a saúde financeira da Capital”, acrescentou.

Alberto citou, inclusive, que um dos nomes cotado pelo partido para a disputa na Capital, o vereador Marcelo Bussiki, vem fazendo algumas denúncias em relação a este assunto.

Recentemente, Bussiki – e o também pré-candidato Felipe Wellaton (Cidadania) – protocolaram uma representação ao TCE-MT apontando uma “maquiagem” que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) teria realizado para conseguir empréstimo junto ao Governo Federal.

A “manobra”, segundo os parlamentares, se daria no cancelamento ou anulação de empenhos.

O prefeito chegou a se manifestar sobre o episódio na ocasião e disse que “a quem acusa, cabe o ônus da prova”.

“Temos acesso aos balanços do Município, ao que é repassado ao TCE. O Bussiki fez uma representação, a Prefeitura se defende. Nossos potenciais candidatos estão atentos quanto a isso”, disse o presidente do DEM.

 

“Gestão insatisfatória”

Ainda durante a entrevista, Alberto afirmou que o DEM tem o entendimento de que a atual gestão “não é satisfatória” e não está correspondendo aos anseios da população.

“Vejo um sentimento claro da população por mudança. Eu acho que ele [Emanuel Pinheiro] tem uma relação política importante, faz um trabalho muito forte político, mas vejo que a gestão deixa a desejar em alguns aspectos. Já ouvimos milhões de suspeitas em várias pastas, secretarias, pessoas insatisfeitas com a gestão”, disse.

“Acho que Cuiabá poderia avançar muito mais. A cidade tem que ter projetos estruturantes, uma relação com a sociedade muito melhor que tem hoje. Esse é o sentimento que vejo nas ruas”, completou.