Geral

Audiência Pública discute construção de ferrovia para ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde

Será realizada a Audiência Pública que discutirá o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto da Ferrovia de Integração Estadual, que prevê a ligação de Rondonópolis com Lucas do Rio Verde. O evento será realizado às 9h, em Cuiabá, com transmissão ao vivo para os municípios envolvidos no projeto através do canal do YouTube da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A realização de Audiência Pública pela empresa Rumo Logística é uma etapa de consulta à sociedade necessária para o licenciamento ambiental da obra. Os estudos ambientais que serão apresentados na audiência estão disponíveis e podem ser acessados CLICANDO AQUI.

Nove cidades impactadas pelo projeto terão locais onde a transmissão poderá ser acompanhada de modo presencial: Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Jaciara, Nova Mutum, Rondonópolis e Primavera do Leste.

Perguntas dos interessados podem ser enviadas virtualmente antes da audiência, por meio do site www.ferroviamt.com.br/audiencia-publica. Em até 30 dias após o evento é possível enviar questionamentos por meio do e-mail: audienciapublica@rumolog.com.

Os estudos ambientais tem como objetivo fazer o diagnóstico da área afetada pela obra e possibilitar a avaliação correta dos impactos ambientais, e propor medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos.

Conforme a empresa Rumo Logística, o traçado da obra priorizou locais que reduzissem o impacto em áreas de conservação ambiental e em áreas urbanizadas, analisando os aspectos construtivos, de eficiência energética e segurança operacional.

O projeto completo da Ferrovia de Integração Estadual prevê um corredor logístico que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá por meio de uma ferrovia. O investimento previsto é de R$ 12 bilhões.