Geral

Aumentam atendimentos nas unidades de saúde; vacinação contra Covid é retomada

Após as festas de fim de ano, subiu o número de pessoas que precisou ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso, ao Hospital de Campanha e ao PSF Novos Campos (conhecido como a Upinha da Zona Leste). Neste domingo, houve pico de atendimentos, com 20% a mais, somando mais de 800 sorrisenses nas três unidades de saúde.

Conforme o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa, Sorriso retomou hoje (3) a vacinação contra a Covid-19 no Centro de Eventos Ari José Riedi (no bairro Rota do Sol), e na Unidade de Saúde Nova Integração (no bairro Novos Campos, anexa à Upinha Zona Leste). O atendimento, para aplicação das doses (primeira, segunda e de reforço) é feito das 7h30min às 10h30min, e das 13h30min às 16h30min.

A crescente demanda por atendimento nas unidades de saúde ocorre não somente por causa da Covid-19, nas também pelo aumento dos casos de gripe e dengue. Por isso, atuaram somente na UPA cinco médicos, e mais dois no Hospital de Campanha, e dois na Upinha. “Todas as pessoas com sintomas de Covid ou gripais devem procurar às unidades de saúde”.

Sobre a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, cuja decisão do governo será tomada na próxima quarta-feira (5), Devanil explicou que o município precisa aguardar a nota técnica a ser emitida pelo Ministério da Saúde. “É este documento que orientará sobre como o município deve atuar. Mas estaremos prontos com toda a estrutura, e se for preciso vamos atender essa nota técnica o mais rápido possível”.

Amanhã,) especialistas em imunização vão participar de uma audiência pública sobre a vacinação de crianças.

Referente à vacina contra o vírus influenza (gripe), o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento explicou que faltam imunizantes e que depende do Ministério da Saúde o envio de novas doses. “A campanha começou em março e teve o ciclo fechado em novembro. Agora, a liberação do imunizante para a nova variante deve ficar para o mês de março”, finalizou.