Geral

Bebê sorrisense que estava internada em estado grave morre em hospital da capital

A bebê, de 8 meses de idade, que estava internada em Cuiabá, morreu nesta segunda-feira (21). Ela era aluna do berçário I do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Caminhos do Saber.

A criança foi atendida, na última quarta-feira (16), em um posto de saúde de Sorriso, e recebeu alta. Ela foi novamente atendida no local na quinta-feira, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar no transporte da vítima para o Hospital Regional de Sorriso. As equipes médicas e de militares realizaram as manobras necessárias e conseguiram salvar a pequena.

Após parar de respirar e sofrer uma convulsão, a bebê foi transferida no sábado (19) para uma unidade de terapia intensiva (UTI) em Cuiabá, onde ela não resistiu e faleceu.

Polícia aguarda laudo

A Polícia Civil de Sorriso aguarda o recebimento do laudo do exame de necropsia para dar andamento às investigações que apuram a morte da bebê. O delegado José Getúlio Daniel disse, nesta manhã, que a PJC foi informada, na última quinta, de que poderiam existir indícios de abuso sexual devido às hemorragias internaas na criança.

“Iniciamos diligências e requisitamos as perícias necessárias e no hospital tivemos contato com a equipe médica e foi possível constatar juntamente com o perito e médico legista que não houve preliminarmente materialidade de abuso sexual, pois não existiam fissuras nos órgãos genitais".

As equipes médicas não identificaram a causa da hemorragia e, por isso, nesta manhã, o corpo da bebê foi submetido a exame de necropsia. O laudo definitivo ainda será apresentado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica. “Pediremos o quanto antes para esclarecer se houve ou não algum crime praticado contra a criança”.

Segundo o delegado, o pai da criança não se configura como suspeito e nem interrogado. Porém, ele foi à delegacia apenas para prestar esclarecimentos. “Na quinta pela manhã, a mãe amamentou a criança e a deixou com o pai, que permaneceu um curto espaço de tempo com a criança juntamente com um amigo dele, e levou a criança à babá. Após isso, a criança apresentou sinais graves, passou mal, e a babá novamente a levou ao posto da comunidade. O médico identificou a gravidade dos fatos e a encaminhou ao hospital regional”.

Para dar continuidade às investigações, o delegado deve solicitar ainda hoje informações preliminares sobre a necropsia ao médico legista de Cuiabá. “Tão logo possível o médico nos apresentará o laudo definitivo. Temos que ter bastante cuidado neste momento porque é um caso sensível que apenas ao finalizarmos o inquérito policial é que poderemos apontar se existe algum crime”.