Agronegócios

Benedito Rosa: 2022 será um ano melhor para a pecuária leiteira

O ano de 2021 não foi bom para a cadeia do leite. Apesar de preços mais elevados ao produtor, a disparada no preço do milho impactou de maneira significativa o custo. Além disso, incertezas na economia e na demanda do produto fizeram que o ano fosse negativo para a indústria e varejo, além dos produtores, como avalia o comentarista Benedito Rosa.

“Os pequenos e médios produtores são os que sofrem mais. Ao seguir as regras de mercado, eles são pior remunerados. Vimos os pequenos produtores abandonarem a atividade e isso e pode continuar ocorrendo em 2022, pois o governo deixa a economia de mercado fluir e os mais competitivos se destacam”, diz.

No entanto, para Benedito Rosa, apenas de algumas dificuldades a serem enfrentadas, 2022 pode ser um ano melhor para os produtores de leite do país.

“A demanda por leite deve melhorar em função de retomada da economia que se observa já no final deste ano. A produção vai encontrar um mercado que vai absorver mais o produto, portanto acredito que será um ano melhor”, avalia o comentarista.