Política

Bezerra afirma que Bolsonaro deu ‘tiro no pé’ ao tentar enquadrar Forças Armadas: “não vai conseguir dar golpe”

Foto: Olhar Direto

O deputado federal Carlos Bezerra (MDB) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu um “tiro no pé” ao tentar enquadrar e alinhas as Forças Armadas ao seu governo. Para o parlamentar, a demissão do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e renúncia coletiva dos comandantes Edson Leal Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica), demonstram que as instituições têm consciência das suas funções constitucionais.

“É uma coisa inédita. Acho que o presidente está querendo colocar as Forças Armadas à serviço do governo, mas não vai conseguir. As Força Armadas são instituições de estado e não de governo. A manifestação maciça dos militares é favorável a essa posição, então acho que ele está dando um tiro no pé. Os comandantes saíram, junto do ministro, mas não é a posição só deles, é da área militar toda”, disse ao Olhar Direto.

Bezerra ainda reforça as especulações sobre tentativa de autogolpe de Bolsonaro. Afirma, no entanto, que a postura das Forças Armadas mostra que o militares em geral não se prestariam a uma eventual tentativa. “Pretendia dar um golpe militar, fechar Congresso, Supremo e instituições. Isso não vai conseguir. Esse jogo não se faz mais no Brasil. Pode mudar lá (o comando das Forças), mas não vai alterar a situação da estrutura democrática do país”.

O deputado ainda é categórico ao dizer que Bolsonaro tenta desviar o foco ao real problema do país, que é a pandemia. Avalia que caso a crise sanitária e econômica se agravar, o presidente pode acabar afastado do cargo.

“Se a crise do país se aprofundar, vai acabar acontecendo isso (impeachment). Além da pandemia, a crise econômica. Desemprego e o povo passando fome. Esse ano vai ser muito difícil para o país e o presidente ao invés de focar na questão, fica arrumando pretexto para desviar a atenção do problema central, que é a pandemia e política econômica”, pontuou.