Agronegócios

Boi: veja até aonde vai a alta na reposição, segundo a Scot Consultoria

Foto: Canal Rural

O mercado de reposição e a arroba do boi gordo bateram novos recordes na quarta-feira, 16. Os indicadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) registraram os maiores valores da série tanto para o boi gordo (R$ 250,90 por arroba) quanto para o bezerro (R$ 2.240,44 por cabeça), em São Paulo.

O diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres, afirma que o abate de matrizes em anos anteriores, em função dos preços baixos, gerou escassez de oferta de bezerros. Com isso, os preços da reposição, seja bezerro, garrote e boi magro estão em alta. Além disso, essa oferta restrita também impacta positivamente o mercado de boi gordo.

Perspectiva

A projeção atual da Scot é que a virada do ciclo pecuário ocorra apenas em 2023. “Nesse semestre, acho que nada muda e mercado deve continuar bastante firme. E deve continuar assim também no ano que vem, em 2021, e deve continuar bastante firme em 2022. A virada de ciclo deve acontecer somente em 2023”, projeta.

Apesar da expectativa positiva, Torres lembra que o cenário é dinâmico e deve se atentar às condições da economia brasileira. “Mercado é dinâmico e muda muito. Então, convém ficar monitorando o mercado, já que as coisas podem mudar. A única coisa que nos preocupa é a recessão econômica. Pois, ela acaba afetando o poder de compra dos consumidores e sabemos que 75% da carne produzida no Brasil é consumida internamente. Mas, do ponto de vista estrutural, o mercado de reposição deve continuar firme, mais procurado porque a oferta ainda está bastante restrita”, analisa.