Educação

Bolsas de auxílio para alimentação e para acesso à Internet são ofertadas para estudantes do IFMT Sorriso

Foto: Portal Sorriso

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso lançou Segunda (18/05) um edital prevendo bolsas de auxílio emergencial a estudantes de cursos técnicos e superiores da instituição em situação de vulnerabilidade durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. As bolsas são distribuídas em duas modalidades: “Auxílio Alimentação Emergencial” (150 bolsas, no valor mensal de R$ 250,00, por até três meses) e “Auxílio Emergencial para Acesso à Internet” (50 bolsas, no valor mensal de R$ 180,00, por até três meses).

O Edital nº 004/2020/IFMT-SRS tem como público-alvo os estudantes cadastrados no Programa de Incentivo à Permanência (PIP) - ofertado pela instituição todos os anos para promover o êxito dos estudantes mais carentes no ciclo de aprendizagem - e estudantes com renda familiar per capita igual ou menor a um salário mínimo e meio, não participantes do PIP, cuja situação socioeconômica tenha se agravado em decorrência da pandemia.

Uma inovação deste edital em relação a outros editais de assistência estudantil ofertados pelo IFMT é o Auxílio Emergencial para Acesso à Internet: destinado a “estudantes dos cursos técnicos e superiores, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não possuam meios de acesso e/ou que tenham dificuldades de acesso a planos de internet ou dados móveis de telefonia móvel, estando em situação de inacessibilidade digital ou acessibilidade limitada”, conforme cita o texto que delimita as regras da seleção.

O auxílio em questão vem para reforçar o compromisso do IFMT Campus Sorriso em atender 100% de seus estudantes com isonomia, mesmo com as dificuldades impostas pela crise de saúde e suas consequências econômicas. Na semana passada, a unidade anunciou a implantação do Regime de Exercícios Domiciliares (RED) para a reposição de aulas durante esse período em que as autoridades de saúde recomendam medidas de distanciamento social. Após apurar que a maior parte de seus estudantes possui acesso à internet, a escola adotou uma plataforma de aprendizagem online como base para essas aulas e agora busca garantir a acessibilidade plena de seus alunos a essa plataforma, evitando deslocamentos dos estudantes à instituição para a retirada de materiais impressos, por exemplo.

De acordo com o diretor do Campus, prof. Claudir von Dentz, “esta medida tem caráter emergencial e visa minimizar os impactos causados pela pandemia de COVID – 19 sobre as condições sociais, econômicas e de manutenção dos estudos da população estudantil do IFMT Campus Sorriso. Visa também reduzir as possibilidades de evasão escolar em decorrência desses impactos sociais e econômicos agravados pela crise da pandemia, bem como assegurar acesso pleno e a participação de todos os estudantes no programa de ensino domiciliar implementado como estratégia de manutenção das atividades acadêmicas durante o período de isolamento social”.

As bolsas ofertadas pelo Edital 004/2020 são específicas para estudantes regulares matriculados nos cursos técnicos e superiores do IFMT Campus Sorriso. O processo de seleção acontece de forma digital, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível neste link. As inscrições iniciam hoje (19/05) e seguem até o domingo (24). O resultado final deve ser publicado no dia 29/05, conforme o cronograma do edital. Clique aqui para acessar a página do edital.

Texto: Redação Portal Sorriso com Assessoria