Geral

Bolsonaro vai zerar o imposto do Diesel em 2022

O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) continua sua série de medidas que parecem visar um aumento na popularidade e uma das medidas será zerar o imposto do Diesel.

Em entrevista a uma rádio do interior do Paraná, o presidente anunciou zerar o imposto do Diesel no próximo ano, afirmou que a negociação não está fechada ainda, mas está “bastante avançada”.

De acordo com o presidente, a medida consiste no corte dos subsídios empresariais para que, desse modo, sejam abatidos da arrecadação do PIS/Cofins do Diesel. Isso permitirá zerar o imposto cabível à arrecadação Federal. Não ficou esclarecido por Bolsonaro qual seria o setor governamental que perderia o respectivo benefício fiscal.

O diesel vendido pela Petrobras já acumula 40% de reajuste apenas este ano, enquanto a gasolina chegou subir 51% com o aumento de 3,5% anunciando na quarta-feira (11) pela estatal. Já o gás de cozinha acumula alta de mais de 35%, em meio a preços mais altos do petróleo.

Bolsonaro tem sido pressionado pelos constantes aumentos dos preços dos combustíveis –especialmente o diesel, com grupos de caminhoneiros constantemente ameaçando novas greves– e do gás de cozinha.