Polícia

Brasil recebe 1º lote de vacinas da Johnson, aplicadas em dose única

Pousou na manhã desta terça-feira (22), no aeroporto de Guarulhos (SP), o avião com o primeiro lote de vacinas da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, destinado ao Brasil. O carregamento traz 1,5 milhão de doses do fármaco que garante a imunização após uma única aplicação.

"Consituti 1,5 milhão de doses de esperança para o povo brasileiro. Demonstra o acerto da política diversificada para ampliar o acesso da população a vacinação. O Brasil já distribuiu mais de 123 milhões de doses de vacina com a sua população e é um dos cinco países que mais doses de vacina distribui com os seus cidadãos", comemorou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que acompanhou o desembarque dos imunizantes no aeroporto.

"Agora com 1,5 milhão de doses da Janssen, iniciamos uma trajetória que culminará nesse ano com o fornecimento de 38 milhões de doses. [Com] a vantagem de ser dose única, conseguimos avançar no nosso programa de imunização", complementou.

O número, no entanto, corresponde à metade das 3 milhões de doses previstas para serem entregues pelo laboratório na semana passada. Na ocasião, a empresa norte-americana alegou que não conseguiu embarcar o carregamento.

O Ministério da Saúde negociou a compra de 38 milhões de doses da vacina, que tem 66,9% de eficácia para proteger contra casos leves e moderados e 76,7% para casos graves da covid-19. O total de imunizantes, no entanto, chegaria apenas no terceiro trimestre. Saiba mais aqui, no site da Record TV, o R7.