Economia

Cadastro Único: além do atendimento presencial, atualizações serão feitas via telefone

Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Sorriso ampliou a forma de fazer as entrevistas para a atualização de dados no Cadastro Único (CadÚnico) dos beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal. Visando prevenir o contágio da Covid-19, o atendimento para apresentação dos documentos, que antes essa realizado somente presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), agora poderá ser feito também pelo telefone.

Em Sorriso, 8.842 famílias estão cadastradas no CadÚnico, totalizando 24.145 pessoas. Dentre estas, 1.921 famílias recebem o Bolsa Família. A atualização tem como foco principal os beneficiários que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados e que por isso não estão recebendo o auxílio emergencial. 

Quem estiver nessa situação, a Administração Municipal esclarece que poderá optar pelo atendimento presencial, buscando a unidade do Cras ao qual pertence, ou aguardar a ligação de um servidor da  Semas. A equipe irá entrar em contato pelo telefone que foi informado na solicitação, confirmando os dados do cadastro e requerendo a apresentação da documentação.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Jucelia Ferro, algumas medidas de segurança estão sendo adotadas para evitar que pessoas de má-fé tenham acesso ao benefício.

“Para não dar margem à fraude no atendimento via telefone, o servidor dará o nome, a matrícula e a unidade de referência. Ele vai confirmar cinco dados com a família que estão previstos na instrução operacional. Confirmou tudo isso, aí que ele vai poder fazer o atendimento. A família só deve repassar informações se houver a confirmação dos dados do profissional”, frisa Jucélia.

O Cadastro Único é destinado às famílias que possuem renda per capita de 1/2 salário mínimo, ou até três salários de renda total familiar. As informações são válidas por dois anos, sendo necessária as alterações sempre que mudar a renda, a composição e o endereço da família. Quem estiver com o telefone de contato desatualizado na ficha cadastral, deve ligar nos CRAS ao qual a família pertence ou na Semas, no telefone 3544-8800, das 7h às 13 horas.

A decisão de ampliar o atendimento por telefone atende a Portaria nº 368/2020 do Ministério da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União, e terá vigor para locais que decretaram situação de emergência ou calamidade pública.

Texto: Assessoria