Política

Calheiros quer convocar Mauro Carvalho, de MT, em CPI COVID

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a atuação do Governo Bolsonaro em frente à Pandemia da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL) apresentou um requerimento para convocar o secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho.

O pedido que deve ser votado nesta quarta-feira (25), tem como fundamento a tentativa da empresa Davati Medical em negociar vacinas com o governo de Mato Grosso neste ano.

“Com efeito, pela troca de mensagens, sobretudo por e-mails, os quais não podem neste expediente ter seu conteúdo revelado por força de sigilo obrigatório, houve claro interesse da empresa Davati, do intermediário Domingueti e do convocado qualificado, para facilitar a aquisição da vacina Covaxin pelo Governo do Mato Grosso”, diz trecho do requerimento.

De acordo com mensagens extraída do celular do atravessador de vacinas Luiz Paulo Dominghetti, o esquema seria a venda de vacina a U$ 14 dólares por dose. E, U$ 2 dólares seriam de ‘Comissão’, sendo U$ 1 para o comprador – que no caso seria o governo do Estado, e outro U$ 1 para os atravessadores.

 

Na época em que as mensagens de Dominguetti vieram à tona, o governo Mauro Mendes (DEM) disse por meio de nota que chegou a receber um e-mail da empresa, porém, as negociações não foram adiante porque o governo solicitou uma carta representação da empresa, fato que não foi apresentado.

 

A CPI da Pandemia do Senado vem intensificando as investigações envolvendo atravessadores que tentaram vender vacinas para o governo federal. A suspeita é de que o acordo seria de U$ 1 dólar em propina por doses.

 

Caso se confirme a convocação de Mauro Carvalho, será mais um capítulo de fatos envolvendo o governo do Estado que a CPI apura.

 

A CPI também solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) duas investigações em contratos que o governo do Estado fez durante a pandemia do novo coronavirus.

 

Outro lado

O Gazeta Digital entrou em contato com a Casa Civil, mas até a publicação não obteve retorno. O espaço está aberto para a manifestação.