Política

Câmara arrecada e doa para Prefeitura de Cuiabá 5 mil absorventes para mulheres que não podem comprar

Foto: G1

A Câmara de Cuiabá arrecadou e doou à prefeitura 5 mil absorventes na terça-feira (1º) que vão atender mulheres que arriscam a própria saúde improvisando com retalhos de pano, sacolas plásticas, jornais e ainda colocam a saúde em risco, já que ficam vulneráveis a desenvolver infecções.

Para a primeira-dama, Márcia Pinheiro, o impacto da falta de itens básicos de higiene vai além do constrangimento e desconforto.

De acordo com a primeira-dama da Câmara Municipal e madrinha da Sala da Mulher, Amábila Camargo, a adesão da campanha surgiu da preocupação com as mulheres que não conseguem gerenciar o ciclo menstrual de forma saudável e correta.

Segundo a Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, este assunto se tornou um problema de saúde pública, porque 26% das meninas brasileiras entre 15 e 17 anos sequer têm condições de adquirir o produto.

Ela ainda explica que uma família com maior situação de vulnerabilidade e renda menor tende a dedicar uma fração menor de seu orçamento para itens de higiene menstrual, uma vez que a prioridade é a alimentação.