Geral

Campanha nacional de multivacinação começa neste sábado em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde informou que inicia hoje (09) a campanha nacional de multivacinação. O objetivo é atualizar o calendário vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade contra as doenças imunopreveníveis. O Dia “D” de mobilização nacional da campanha está previsto para ocorrer no dia 16 de setembro; campanha deve terminar no dia 23 de setembro. 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, por ser uma campanha de atualização da cardeneta de vacina, não existe uma meta estimada. “A campanha inicia em todo o território nacional e o objetivo é que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos para tomarem as vacinas de rotina”, explica a gestora, através da assessoria. 

Os municípios são os responsáveis pela aplicação dos imunizantes e pelo desenvolvimento das estratégias de vacinação para alcançar o público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde. 

São vacinas de rotina a BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta, pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite, vacina Oral Poliomielite, vacina Rotavírus Humana, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e menigocócica ACWY. 
 

Redação Só Notícias (foto: assessoria)