Esporte

Campeã mundial destaca estrutura de evento apoiado pelo Governo de MT

A campeã mundial de salto com vara, Fabiana Murer, destacou a estrutura montada para receber o Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado pela primeira vez em Cuiabá, dos dias 6 a 9 de julho. 

Em conversa com o governador Mauro Mendes, na manhã desta sexta-feira (30.06), ela elogiou a receptividade da organização do evento (que tem apoio do Governo do Estado) e a pista montada no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – obra entregue pela atual gestão. 

“O Troféu Brasil de Atletismo é a competição mais importante para os atletas brasileiros, onde eles vão estar buscando boas marcas para conseguir se classificar para o Campeonato Mundial, Campeonato Sul-Americano, para as Olimpíadas do próximo ano. Tendo essa competição em uma cidade que nunca teve, acho que ainda é mais empolgante para os atletas porque vai ter um público diferente, e é uma pista boa para competir”, relatou ela.

De acordo com Murer, o COT “é um excelente local” e a expectativa é que haja “uma grande competição” para as centenas de atletas que se inscreveram. 

“Estamos vendo todo o cuidado, toda a preocupação para que os atletas sejam bem atendidos, bem recebidos e para que tenham ótimos momentos por aqui”, ressaltou.

Para o governador Mauro Mendes, esse reconhecimento é a prova de que os investimentos do Estado no Projeto Olimpus (como o apoio a eventos, editais, bolsa atleta, bolsa técnico e prêmios por participação em Olimpíadas) podem transformar vidas. Ele citou que um evento dessa magnitude, acontecendo em Cuiabá, deve inspirar muitas crianças e jovens a seguirem carreira no esporte. 

“Teremos aqui os principais nomes do atletismo nacional competindo nesta que é a mais importante prova desta modalidade. Nós tivemos a honra de poder terminar a obra do COT, que agora está aí servindo para o dia a dia do treinamento dos nossos atletas e também para receber a mais importante competição do atletismo nacional”, pontuou.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, a presença de tantos ícones do esporte neste evento vai inspirar nos atletas mato-grossenses. 

“Isso é trabalhar a pedagogia do exemplo. Nós queremos trazer esses heróis para cá, com esses grandes resultados, para dizer para o nosso povo e para os nossos atletas que é possível chegar nesse nível”, afirmou.

Também participaram da reunião com o governador: o deputado estadual Beto Dois a Um; o secretário adjunto de Esporte e Lazer, David Moura; os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson e Edson Luciano; e o ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Esporte, Baiano Filho. 

A competição 

Realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Troféu Brasil é a principal competição de atletismo do país. Também considerado o maior da América Latina, o evento será mais uma chance dos atletas alcançarem índices para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto.

Em 2022, a competição foi realizada no Rio de Janeiro e recebeu a inscrição de 755 atletas, de 123 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal. Neste ano, estima-se que mais de mil atletas participem do evento. 

Pela primeira vez, desde que a competição começou em 1945, será realizada em Mato Grosso.