Política

Casa Civil: plano é pagar religiosamente em dia salários em MT

Foto: Mídia News

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou que os salários dos servidores do Estado deverão ser pagos em dia, conforme calendário divulgado pelo Executivo no início deste ano.

O temor pelos atrasos salariais ocorre em meio a crise sanitária da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. 

“Por enquanto, tudo será cumprido. Não existe nenhuma conversa dentro do Governo que não seja neste sentido: cumprir religiosamente as datas que foram colocadas para os servidores no mês de janeiro de 2020”, afirmou o chefe da Casa Civil.

A declaração foi feita na tarde de terça-feira (26), durante a entrega de diversos equipamentos de EPIs e respiradores, que serão utilizados no combate ao vírus.

Segundo calendário divulgado pelo Executivo, o salário referente ao mês de maio, deverá ser pago em 10 de junho. Bem como a primeira parcela do 13º, que deve ser paga no dia 30 de junho. 

De acordo com Carvalho, as medidas tomadas pela Gestão Mauro Mendes (DEM), em 2019,possibilitou que o Executivo tivesse "gordura" para se manter na atual crise.

“Mesmo com a arrecadação em baixa, há de se lembrar que o Governo, no ano de 2019, com o apoio da Assembleia Legislativa, tomou várias medidas que possibilitou melhorar suas contas públicas”, disse.

“Com isso, temos a tranquilidade de manter a folha de pagamento exatamente no dia que foi combinado com os servidores. Tiveram meses que antecipamos até dois dias daquilo que estava no calendário”, completou.

O Estado vem apontando queda na arrecadação de ICMS – principal tributo – por conta das medidas de prevenção e isolamento adotadas em Mato Grosso.

Nos primeiros 20 dias de maio, segundo dados do próprio Governo, a queda do imposto foi de R$ 150 milhões.