Geral

Celular explode em cima de cama enquanto jovem dormia: 'saiu faíscas’

Foto: G1

Um estudante de Cuiabá levou um susto enquanto estava dormindo: o celular explodiu na cama dele. José Jorge Muniz conseguiu saltar da cama e empurrar o aparelho para fora do colchão.

A cama ficou com um buraco causado pela explosão e pelo fogo. O estudante conta que estava dormindo, quando o aparelho celular pegou fogo. Por sorte ele acordou antes que algo mais grave acontecesse.

No ano passado, esse tipo de ocorrência causou a morte de 15 pessoas no Brasil. “Acordei com o barulho como se fosse uma água fervendo, consegui saltar da cama e ele explodiu, saiu faíscas. Atingiu o meu peito e a minha mão. Consegui jogar o telefone no chão, mas tinha muita fumaça e joguei água”, contou.

O aparelho ficou completamente destruído e não deu para recuperar nem mesmo o chip. Agora, José busca algum retorno do fabricante.

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade, acidentes com celulares e carregadores são frequentes e podem até ser fatais.

Em 2018, 23 pessoas perderam a vida em acidentes com esses equipamentos e em 2019 mais 15 pessoas morreram.

Segundo o Corpo de Bombeiros, esse tipo de ocorrência é pouco registrada no estado, porque na maioria dos casos as pessoas conseguem controlar o fogo sozinhas, mas em caso de queimaduras é preciso tomar alguns cuidados.

Já o engenheiro Danilo Ferreira Souza afirma que os celulares são aparelhos seguros e, normalmente, os casos de explosão estão relacionados com o superaquecimento,/ por isso, ele dá algumas dicas pra diminuir os riscos.

Texto: G1-MT