Geral

Cemeis é entregue à comunidade do Nova Aliança e bairros circunvizinhos

A Prefeitura de Sorriso fez, nesta tarde, a entrega oficial do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Primeiros Passos – Adélia Timóteo à comunidade do Nova Aliança e bairros circunvizinhos. A unidade é voltada exclusivamente para o público infantil. 

A unidade iniciou os atendimentos do berçário no dia 13 de setembro. Com investimento total de R$ 2 milhões, o Cemeis integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância, do Governo Federal. O prédio segue o Tipo 1 de edificação e atenderá até 400 crianças do berçário ao maternal II, que residem no Nova Aliança e bairros circunvizinhos.  

No novo espaço, os pequenos serão atendidos em uma ampla estrutura: são 1.510,23m2, que inclui salas de aula, sala de professores, refeitório, cozinha, fraldário, sala de amamentação, playground e banheiros especialmente adaptados para as crianças, entre outros itens. As salas são todas climatizadas.

A obra teve início em 2014 e sofreu atraso por várias situações, como o abandono da empresa inicialmente licitada para executar a obra, necessidade de nova licitação, bem como demora no envio de recursos pelo Governo Federal.

Para garantir a continuidade da obra sem depender da vinda de recursos federais, a Prefeitura solicitou autorização ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para concluir com recursos próprios, da mesma forma como ocorreu com o Cemeis Doce Infância - Professora Loide Rosa Soares, no bairro Rota do Sol, entregue à comunidade no mês de maio.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lucia Drechsler, a nova unidade irá atender às demandas daquela região. “Sabemos que este Cemeis será muito importante para a comunidade, que anseia um local seguro para deixar seus filhos. Estamos muito felizes em poder realizar esta entrega”, diz.

“Para nós é motivo de muita satisfação poder entregar este Cemeis, pois sabemos que lá as crianças estarão sendo bem atendidas, com educação de qualidade em um ambiente planejado e construído para garantir o bem-estar delas”, comenta o prefeito, Ari Lafin.

Homenagem à Adélia Timóteo

A nomeação do novo Cemeis foi dada pela Lei Municipal nº 3.145, de 20 de agosto de 2021, que alterou o art. 1º da Lei nº 2.345/2014, denominando a unidade escolar como Cemeis Primeiros Passos – Adélia Timóteo.

Entre os anos 2009 e 2014, dona Adélia trabalhou como zeladora nas escolas municipais Ivete Arenhardt e Francisco Donizete de Lima. Moradora no bairro Nova Aliança, a homenageada tinha 62 anos. No dia seis de abril de 2014, ela e o filho, Fabio Higor Timóteo, estavam trafegando de moto quando foram atingidos por um veículo conduzido por um motorista embriagado. Os dois faleceram no local do acidente. Ela residia em Sorriso há 16 anos e era muito estimada por todos, alunos e professores dos colégios por onde passou.