Geral

Chip implantado no corpo é usado como passaporte vacinal de Covid

A empresa sueca DSruptive Subdermals desenvolveu um chip implantável sob a pele de seres humanos que pode armazenar dados pessoais e informações usadas constantemente no dia a dia, como os passaportes vacinais contra a Covid-19.

O chip não tem relação com nenhum tipo de imunizante usado contra a Covid e funciona como uma espécie de pen drive, ou seja, armazena arquivos digitais de acordo com a necessidade do usuário. Além de guardar o comprovante de vacinação, é possível usar o chip para fazer pagamentos no crédito ou no débito, assim como os cartões que funcionam por aproximação.

O apetrecho tem capacidade de guardar apenas 2 KB de informação, mas possui durabilidade que pode chegar até 40 anos. Envolto em um material chamado de bioglass, o chip, de 2 mm por 14 mm, carrega uma antena NFC — tecnologia de aproximação presente em grande parte dos celulares de última geração.

Em entrevista à AFP, um dos diretores da DSruptive Subdermals defendeu a utilização desse tipo de tecnologia e destacou o custo-benefício do dispositivo em comparação com outros gadgets, como pulseiras inteligentes. Leia a matéria completa aqui, no R7, site da Record TV.