Geral

Chuva dá tregua e calor ganha força em Mato Grosso

Não há previsão para que fortes chuvas caiam em Mato Grosso nos próximos, como quase que cotidianamente ocorreu nas ultimas semanas. A região metropolitana de Cuiabá, por exemplo, deve enfrentar uma semana de altas temperaturas, já dando sinais do início do periodo de seca.

De acordo com a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, os termômetros começam a semana com uma máxima de 35°C, mas na quinta-feira (25) já é aguardado que até 38°C sejam registrados na capital.

Em todos os dias da semana, a probabilidade de chuva é muito baixa, de somente 5%.  Enquanto isso, na cidade vizinha de Chapada dos Guimarães, tradicionalmente mais fria que a capital, a semana se inicia com um calor máximo de 33°C, mas no decorrer da semana é esperado que isso salte até 36°C.

Já Rondonópolis vai ter uma semana ainda mais quente que Cuiabá. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, a cidade já inicia a semana com uma máxima de 37°C e deve chegar até 40°C, na sexta-feira (26). Também é quase nula a chance de chuva para a localidade.

A exemplo de Cuiabá, Cáceres também deve ter uma máxima de 38°C, a ser registrado já próximo do fim de semana. No começo, ainda há uma remota chance de pancadas de chuva isoladas.

O clima na região de Sinop, a chamada ‘capital do nortão’, deve se manter mais ameno do que no centro-sul do estado. O INMET aponta que a temperatura na cidade não deve exceder o 33°C durante toda a semana. Até o fim da terça-feira (23), ainda é possível a ocorrência de rápidas chuvas.