Geral

Chuva e ventania atingem Cuiabá e Várzea Grande; frio deve chegar nesta sexta-feira

A chegada da frente fria à região leste-sul de Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (18), trouxe chuva e ventos fortes que causaram queda de árvores e levantaram poeira por vários pontos de Cuiabá e de outras cidades, como Rondonópolis e Primavera do Leste, ambas a cerca de 200 km da capital.

Na capital, uma árvore caiu próximo a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal e fechou uma das pistas. O trânsito ficou comprometido e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) precisaram auxiliar no tráfego. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para fazer a retirada dos galhos da pista e liberação do trânsito.

Também houve queda de árvore no km 15 da rodovia Emanuel Pinheiro, entre a Capital e Chapada dos Guimarães. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local para atender a ocorrência. Outro ponto atingido pela tempestade de poeira foi a Avenida das Torres. Vídeo registrado por um morador mostra a nuvem marrom que encobre o céu, impossibilitando a visão.

Em Várzea Grande, o vento forte atingiu a região central, acompanhada de chuva fina. Na região do bairro Cohab Santa Isabel, houve queda de árvores e a chuva caiu com mais intensidade.

Temperatura 

Cuiabá registrou entre 24ºC e 35ºC, segundo o Climatempo. A previsão para a sexta-feira (19) é de 14ºC e 24ºC – ou seja, as temperaturas mínimas e máximas vão estar mais de 10ºC mais baixas do que no dia anterior.

No sábado (20), os termômetros devem variar entre 12ºC e 24ºC. Já no domingo (21), deve fazer de 15ºC a 34ºC. Na semana seguintes, a previsão é de manhãs e noites mais frescas e tardes quentes.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, as temperaturas baixaram em todo país por consequência de uma frente fria vinda da Argentina.

“O impacto desse ar quente que vem do Norte do estado com o ar frio que vem da frente fria pode provocar temporais, com atenção nas áreas ao Centro-Oeste e Sul de Mato Grosso, inclusive Cuiabá”, disse.

“O impacto desse ar quente que vem do Norte do estado com o ar frio que vem da frente fria pode provocar temporais, com atenção nas áreas ao Centro-Oeste e Sul de Mato Grosso, inclusive Cuiabá”, disse.