Agronegócios

Chuva em grande parte do país: confira a previsão do tempo para o fim de semana

Foto: Canal Rural

Sábado, 14

Sul
No sábado a chuva diminui no leste de Santa Catarina e do Paraná, ainda há previsão de chuva, mas agora as pancadas de chuva ficam concentradas à tarde, no entanto, o céu continua nublado. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas gradativamente voltam a subir no interior da região e o céu fica nublado no leste da região.

Sudeste
Ainda há previsão de chuvas no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro no sábado, mas perdendo intensidade, no entanto, o sol praticamente não aparece nestas áreas. Na Região Metropolitana de São Paulo, a temperatura começa a subir bem gradativamente, mas o sábado ainda será nublado. No interior da região, calorão e baixa umidade relativa do ar. Não chove no ES, mas os ventos aumentam a nebulosidade no sul do estado.

Centro-Oeste
Com uma massa de ar seco atuando na região, o tempo fica seco e as tardes novamente serão muito quentes, ou seja, mais um dia com grande amplitude térmica. Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar diminui consideravelmente. A longa estiagem somada a vegetação seca deixam as condições propicias para o aumento do numero de focos de queimadas.

Nordeste
não chove no Rio Grande do Norte e Ceará. Chove de forma muito isolada no norte do Maranhão e no leste entre o PE e BA, mas vale ressaltar que é uma chuva rápida e isolada, com baixos volumes. Calorão em toda a região e baixa UR no interior.

Norte
Possibilidade de chuva isolada no oeste do Acre até o leste do Pará neste sábado. Chances de trovoadas no sul do Amazonas e tempo encoberto com chuva a qualquer momento entre Manaus, Roraima e o norte amazonense. No Tocantins, a estiagem agrícola já dura 100 dias.

Domingo, 15

Sul
Instabilidades associadas a um cavado provocam chuva neste domingo de forma isolada mas com possibilidade de trovoadas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Há risco de temporais mais fortes no nordeste catarinense. Tempo firme com altas temperaturas e diminuição na umidade relativa do ar no norte do Paraná.

Sudeste
A chuva perde força e se afasta da região, assim o sol volta a aparecer mais. Na RMSP, sol durante a tarde e temperaturas mais agradáveis. No interior da região, o dia será quente e ensolarado, com baixos valores de umidade relativa do ar.

Centro-Oeste
As temperaturas aumentam ainda mais, e se aproximam de 40 °C em Mato Grosso. A temperatura também sobe em Mato Grosso do Sul devido ao fluxo de calor que chega ao estado. Baixa umidade relativa do ar e solo seco impulsionam as queimadas na região.

Nordeste
O dia  será marcado pela entrada de umidade que favorece as pancadas rápidas e pontuais de chuva entre Salvador e Natal, e também no Maranhão, mas que não há risco de trovoadas nem de acumulados altos.

Além disso, o tempo fica firme com muito calor nas demais áreas. O interior da região tem umidade extremamente baixa, tanto do ar quanto do solo, o que favorece o aumento no número de focos de queimadas. A caatinga é o bioma nacional com o maior aumento no número de focos, com quase três vezes mais focos neste ano do que em 2020.

Norte
Previsão de chuvas pontuais e passageiras em Porto Velho neste domingo, mas o tempo firme prevalece no estado, fator que aumenta os focos de queimadas. Não chove também no Tocantins, leste do Acre e do Pará, nas demais áreas, pancadas de chuva pontuais com chances de trovoadas e maior intensidade entre Manaus e o sul de Roraima. Modelos meteorológicos indicam aumento de umidade no sul do amazonas, Acre e Rondônia, por isso a chuva volta a tingir todo o estado de Rondônia, mas em forma de pancadas isoladas e pontuais. Tempo firme no Tocantins e sudeste do Pará.