Geral

Chuva retorna aos estados de MT e MS

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vem sofrendo com o longo período de estiagem. Uma área de baixa pressão atmosférica da origem a uma frente fria no Sul do país e aumenta as condições para chuva em áreas dos dois estados.

Mato Grosso

A chuva retorna a partir desta quinta-feira (26), sobre o estado de Mato Grosso, mas de forma irregular. O sol aparece forte em todas as áreas do estado e há condições para pancadas de chuva isoladas e com volumes baixos a partir da tarde em parte do noroeste do estado. O sol segue brilhando forte e não há condições para chuva nas demais áreas e na capital Cuiabá. A umidade relativa do ar fica baixa nas horas mais quentes do dia.

A partir da sexta-feira (27), a chuva retorna à região da capital de forma irregular e muito localizada, com baixos volumes. Esta chuva não consegue ajudar no combate as chamas na região da Chapada dos Guimarães, mas, favorece a diminuição da poluição e aumenta os índices de umidade relativa do ar. As condições de tempo se mantêm até o fim de semana. A chuva se concentra de forma fraca e pontual sobre a região central do estado, sul e noroeste de Mato Grosso. O tempo segue com predomínio de sol, tempo firme e tempo seco apenas no leste do estado.

Mato Grosso do Sul

A passagem da frente fria vai aumentar as condições para chuva no estado nesta quinta-feira (26). O amanhecer pode começar nublado em áreas do extremo sul do Mato Grosso do Sul, com previsão de chuva a qualquer hora. A nebulosidade também aumenta ao longo do dia sobre áreas do centro-sul e oeste do estado e na capital Campo Grande. Nestas regiões as pancadas de chuva se concentram a partir da tarde e podem vir com até forte intensidade. 

Na sexta-feira (27), o sol aparece entre muitas nuvens por todo o estado. A previsão é de chuva a qualquer hora do dia, com até forte intensidade e rajadas de vento acima dos 50 km/h na região de Campo Grande, Ponta Porã, Água Clara e Três Lagoas. A chuva permanece até o fim de semana. São esperados volumes de chuva em torno dos 30mm por toda a metade sul do estado, e em Campo Grande, são previstos até 10mm de chuva até o domingo (29).

A chuva não consegue reverter a situação das queimadas no estado de Mato Grosso do Sul, mas, ajuda melhorar a qualidade do ar e a umidade do solo.