Geral

Cidades decretam toque de recolher e limitam duração de velórios

Nova Bandeirantes e Tesouro baixaram decretos com novas normas para acirrar o combate à pandemia da covid-19, dentre as regras atualizadas estão a implementação do toque de recolher, proibição de festas e orientação sobre realização de velórios.

Em Nova Bandeirantes (1.028 km ao norte de Cuiabá), o prefeito César Augusto Perigo (MDB) determinou, via decreto nº 23/2022, a proibição a qualquer tipo de festividade no território municipal.

Além disso, o gestor também decretou o toque de recolher das 23h às 5h. Há ainda medidas de reforço às normas de biossegurança, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscaras e a necessidade de manutenção do distanciamento social.

Já no município de Tesouro (379 km ao sul de Cuiabá), o prefeito João Isaack Moreira Castelo Branco (PSB) baixou o decreto nº 103 recomendando que os velórios tenham, no máximo, 12 horas de duração e que apenas familiares frequentem o ambiente dos ritos.

Na normativa, o prefeito ainda determinou a proibição de aglomerações em espaços privados, cachoeiras e outros ambientes. As medidas são tomadas em um momento de alta dos números da pandemia em Mato Grosso, que, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, já registrou 605.563 contágios e 14.210 mortes pelo vírus.