Geral

Coleta do Censo 2022 foi prorrogada até o início de dezembro

O IBGE anunciou que a coleta do Censo 2022 foi prorrogada até a primeira semana de dezembro deste ano. Prevista, inicialmente, para terminar ontem (31), a coleta em todo o país está atrasada. No Mato Grosso chega a pouco mais de 42% da população estimada.

Esse é um trabalho intenso para que todos possam ser contados. Só assim teremos o número exato da população de cada cidade brasileira.

Quatorze bairros recebe a visita dos recenseadores do IBGE nesta semana, (31 de outubro a 4 de novembro). Confira a relação:

– Centro;

– Jardim Alvorada;

– Jardim Aurora;

– Jardim Bela Vista;

– Jardim das Acácias;

– Mario Raiter;

– Novos Campos;                                                                                                                                                                                   

 – Parque Universitário;

– Pinheiros;

– Primavera;

– Rota do Sol;

– Santa Clara;

– Santa Maria;

– Village;

QUESTIONÁRIO

O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. No primeiro, são feitas 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. No outro, são 77 questões, que buscam mais detalhes sobre o domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outras perguntas.

Todas as informações coletadas são sigilosas. Os dados não são cruzados com nenhum órgão como a Receita Federal, por exemplo. Também não é necessário apresentar documento para a realização da pesquisa, porém, o IBGE vai pedir, ao final da entrevista, o CPF do morador e o e-mail, sem caráter obrigatório.

SEGURANÇA

Para que a população participe do questionário e se sinta segura com o acesso dos recenseadores, o IBGE também produziu um uniforme diferenciado. Os agentes possuem um colete azul marinho. Na frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e a função.

Caso ainda permaneça a dúvida sobre se a pessoa que está tentando recensear seu domicílio é de fato contratada pelo IBGE basta acessar a página da instituição ou ligar no telefone 0800 721 8181 e verificar os dados do recenseador, utilizando a sua matrícula, RG e/ou CPF, que se encontra no crachá preso ao colete do IBGE.


Autor: Assessoria de Imprensa