Agronegócios

Colheita da soja em Mato Grosso supera 60% das áreas e produtividade média de 62 sacas

A colheita da soja para safra 2022/23 no Estado alcançou 60,03% das áreas finalizadas até a última sexta-feira, avanço de 15,93 pontos percentuais no comparativo semanal. Com o ritmo acelerado nas lavouras, o percentual está 2,20 pontos percentuais. acima da média dos últimos cinco anos (primeira vez que esse cenário foi visto nesta temporada), no entanto, está 7,72 pontos percentuais atrás do observado na safra passada.

Entre as regiões, com destaque para a norte, médio-norte e oeste que apresentaram os maiores volumes de áreas finalizadas de 73,83%, 71,21% e 61,29%, respectivamente. Quanto a produtividade das áreas colhidas nesta semana, essa apresentou incremento de 0,67% em relação à semana passada, ficando estimada em 62,28 saca/ha na média.

Para esta semana, as atenções ficam para as regiões Nordeste e Sudeste do Estado, devido às estimativas de maiores volumes de chuvas de 55 a 65 milímetros, segundo o satélite NOAA, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)