Geral

Com 96 novos casos de covid-19, Sorriso apresenta queda de quase 94%

A medida em que as imunizações aumentam, com a aplicação de segunda doses e doses de reforço, Sorriso contabiliza até ontem o total de 151.098 doses aplicadas. Com isso, outros números tiveram alteração, como no caso de novos registros semanais, que sofreram baixa. Nesta última semana foram 96 novas notificações na 9ª Semana Epidemiológica.

Os dados representam uma queda de 93,96% em relação à 5ª SE (28 de janeiro a 03 de fevereiro) quando foram 1.523 novos casos. O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, comemora a baixa, e também de outros dados. O Boletim Epidemiológico desta quinta-feira também traz outras boas notícias: hoje, 150 estão com o vírus ativo no organismo. No dia 5 de fevereiro eram 2.430; uma diferença de 2.280 pessoas, uma queda de 93,82%.

Para Luís Fábio, os números em baixa são o resultado do trabalho em parceria realizado pelos profissionais da saúde e a conscientização da população. “Nossa população nos auxiliou a frear a onda de contágios”, pontua. Contudo, o gestor ressalta que “nosso sonho é não registrar nenhuma nova contaminação”, diz.

O gestor frisa a importância de todos completarem o esquema vacinal. “O próprio Ministério da Saúde destaca que com o tempo a proteção caí e a dose de reforço se faz muito necessária nesse sentido”, explica.

Uma ótima oportunidade para a atualização, destaca Luís Fábio, é aproveitar a presença do caminhão da vacina que estará em Sorriso na próxima semana, de 7 a 11 de março nos bairros Rota do Sol, Santa Maria, Industrial I, Mário Raiter e São Francisco com a oferta das vacinas de rotina e do imunizante contra a covid-19 tanto com doses adultas quanto pediátricas. “Lembrando que não há necessidade de ser morador do bairro; é só conferir o cartão de vacinas e se estiver com alguma em atraso se dirigir até a unidade móvel”, destaca o secretário.

Imunização todo dia

O imunizante – todas doses, isto é, 1ª, 2ª e também a dose de reforço; é aplicado de segunda a sexta-feira no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, no Novos Campos, das 7h30 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No sábado o atendimento é das 7h30 às 11 horas. Além disso, todos os PSFs tem imunizantes para aplicação da primeira dose para maiores de 18 anos.

Além disso, já foi liberado o agendamento para crianças (11 a 5 anos) com as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera dedicadas exclusivamente a imunização do público infantil. Para agendar é só clicar aqui.