Geral

Com alta da covid, prefeituras tornam máscaras obrigatórias

Com a alta de casos de contágio e mortes pela covid-19, prefeituras de Mato Grosso têm voltado a tornar obrigatória a necessidade de máscaras. Ao longo da última semana, ao menos 4 cidades retornaram com a medida de biossegurança.

Por meio do decreto nº 409, a prefeitura de Cáceres voltou a recomendar o uso de máscaras na cidade. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (14), o Executivo esclarece que o acessório é obrigatório em alguns casos e facultativo em outros.

O decreto faculta  o uso em igrejas e congêneres, estádios e ginásios esportivos em geral, supermercados e demais estabelecimentos comerciais. Contudo, deixa obrigatório em estabelecimentos de saúde.

Já em Indiavaí, a prefeitura tornou obrigatório o uso obrigatório em todos os locais fechados do município por meio do decreto nº 12/2022. O documento é válido desde a última sexta-feira (10).

Situação semelhante ocorre em São José do Povo (262 km ao sul de Cuiabá), onde o Executivo municipal, por meio do decreto nº 37/2022, também tornou obrigatório o uso em locais fechados, sejam públicos ou privados.

A medida só exclui a obrigatoriedade em casos de ambientes sem cobertura. Conforme o decreto, assinado na sexta-feira, as pessoas que descumprirem a medida poderão pagar multas.

A prefeitura de Araputanga também adotou medida semelhante, tornando obrigatório o uso por meio do decreto nº 53/2022.

Alta de casos

Conforme noticiado pela reportagem, desde as últimas semanas do mês de maio Mato Grosso tem registrado aumento nos casos de covid. Paralelamente, a ocupação de Unidades de Terapia Intensiva também registrou alta.

O cenário repete uma tendência nacional, que tem registrado diariamente um aumento no volume de notificações.