Política

Com apoio de Bolsonaro, produtor Odílio Balbinotti deve ser nome do Agro para disputar governo de MT

Em busca de um nome para disputar o Governo de Mato Grosso na eleição de 2022, lideranças de direita alinhadas com o presidente Jair Bolsonaro se articulam para lançar a pré-candidatura de Odílio Balbinotti Filho ao Palácio Paiaguás. 

Agricultor e produtor de sementes, proprietário de uma empresa líder nacional do setor, Balbinotti é um dos principais nomes da direita e pleiteia apoio do presidente. A expectativa é que produtor aceite o desafio e se filie a um partido da base de apoio de Bolsonaro nos próximos meses.

Alinhado com o campo conservador, Balbinotti ganhou destaque pela sua atuação em diversas entidades, como o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), do qual foi fundador, a Associação Brasileira dos Obtentores Vegetais (Braspov) e Cooperativa Agro Industrial do Centro Oeste do Brasil (Coabra), das quais foi presidente. Atualmente, ele é presidente do Conselho Curador da Fundação Mato Grosso e do Conselho de Administração da TMG.

Contudo, outros nomes ainda são estudados pelas lideranças bolsonarista, dentre eles o do deputado federal José Medeiros (Podemos), o ex-deputado federal Victório Galli (Patriotas), o ex-prefeito Dilceu Rossato (PSL) e o empresário Reinaldo Moraes (PSC). Ainda, o senador Wellington Fagundes (PL) e o ex-deputado federal Nilson Leital (PSDB). Esses dois últimos, porém, encontram resistências na base bolsonarista.