Geral

Com aumento de casos de Covid e baixa vacinação, escolas voltam a recomendar uso de máscaras

Em decorrência do aumento de casos de Covid-19 e da baixa vacinação no Estado, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) ainda avalia a necessidade de tornar obrigatório o uso de máscaras nas escolas. Apesar da análise em andamento, após o Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT) recomendar a utilização da máscara, as unidades de ensino encaminharam nota de incentivo do equipamento de proteção para a partir de hoje.  

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou que ocorreram 1.997 registros de novos casos e 14 mortes em decorrência da Covid-19 em uma semana. O boletim da pandemia foi atualizado nesta segunda-feira (6). 

Sobre tornar o uso obrigatório de máscara nas escolas, a assessoria da Seduc disse, ao Portal Sorriso, que "avalia a necessidade do uso da máscara recomendada pelo Comitê de Acompanhamento e Orientação da qual a pasta faz parte. Nesse momento, ainda não é obrigatório". 

A diretora da escola estadual de Sorriso Mário Spinelli, Carina Pereira Alves, informou que a recomendação recebida pela Seduc foi repassada à comunidade escolar. "É em caráter de recomendação, não é obrigatório. E muitos pais aderiram ao recadinho e de 30% a 40% dos alunos estão usando hoje e a maioria dos funcionários também". 

De acordo com o Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), levantamento da Secretaria Estadual de Saúde aponta baixa cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos. Por isso, a recomendação do uso de máscara levou em consideração o fato de que apenas 16% do público infantil está com o esquema vacinal completo e tomou as duas doses recomendadas.