Cultura

Com incentivos da Lei Paulo Gustavo, Sorriso terá oficina para escrita de roteiros para vídeo

O primeiro passo para contar histórias através de vídeo é um bom roteiro. E é pensando nisso que o técnico em audiovisual e especialista em Mídias Digitais para a Educação, Helder Silva de Melo, está organizando um curso introdutório à escrita de roteiros com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (SEMCULTJ), com incentivos da Lei Paulo Gustavo.

O curso acontecerá no mês de abril e contará com pelo menos 10 participantes. Durante dois sábados eles aprenderão os princípios básicos da escrita de roteiros, incluindo técnicas que o mercado de audiovisual utiliza para a construção de narrativas, composição de cenas e desenvolvimento de personagens. O projeto foi aprovado pelo Edital nº005/2023/SEMCULTJ/SORRISO-MT Lei Paulo Gustavo “Economia Solidária e Criativa” e, por isso, não há custo aos participantes.

As oficinas acontecerão no mês de abril e serão conduzidas pelo jornalista Dieison Guisolfi, especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual e contam com o apoio de uma equipe de produtores culturais e cinéfilos do município. “O conteúdo que estamos preparando para essa oficina tem foco no desenvolvimento do pensamento criativo adaptado à realidade local. A ideia é que os participantes saiam da oficina capacitados para escrever roteiros para diferentes gêneros do cinema mas que, acima de tudo, consigam identificar como uma história pode ser convertida em produções audiovisuais de fato, considerando os recursos disponíveis em cada contexto”, comenta Guisolfi.

Sílvio Inoui Filho, um dos membros da equipe que organiza a formação, conta que a procura pela oficina superou as expectativas “abrimos o processo de inscrições por meio das mídias sociais e em menos de três dias preenchemos as vagas previstas no projeto”, conta. Devido a isso, o grupo estuda a possiblidade de, às vésperas da oferta da oficina, disponibilizar mais algumas vagas para contemplar mais pessoas.

DA ASSESSORIA