Polícia

Comandante afirma ter plano de contingenciamento caso surto da Covid-19 afaste número alto de PMs

Foto: Olhar Direto

O comandante da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, disse em entrevista ao Olhar Direto que a instituição já tem pronto um plano de contingenciamento, caso haja um surto do novo coronavírus entre os PMs. Segundo ele, os servidores receberam todas as orientações para minimizar o contato e estão protegidos para continuar atuando em favor da sociedade. Além disto, aproveitou para destacar medidas tomadas quando a Covid-19 chegou a Mato Grosso.

“No início foi uma situação nova, que não estava prevista nos nossos manuais. Não aprendemos isso. Em conversa com outras instituições militares do Brasil foi confeccionado um procedimento operacional padrão [POP] para a atuação da Polícia Militar nesta situação. Foi também criado um conjunto de medidas para cuidados do próprio policial, como a questão do uso de máscaras, EPI’S, higienização de viatura, da própria vestimenta. Buscamos encaminhar todas essas mensagens através dos nossos comandantes, todas essas orientações administrativas operacionais, no intuito de minimizar o contágio e ter o mínimo possível de prejuízo no serviço final, que é o policiamento ostensivo desenvolvido pela Polícia Militar na rua”, disse o comandante.
 
O coronel ainda acrescentou que, por se tratar de uma polícia ostensiva, que está na rua, no atendimento ao cidadão, desempenha o papel social de estar liderando essa sociedade no momento de crise.
 
“Ele [policial] é uma pessoa que o cidadão vai buscar seu primeiro socorro. Assumimos algumas novas responsabilidades, agregamos mais situações aos nossos serviços, atuamos de forma conjunta com autoridades sanitárias municipais, estaduais, no intuito de colaborar e atender o nosso papel social de trabalhar como protagonista também em uma situação de crise como essa”.
 
Além disto, o comandante comenta que a Polícia Militar também tem trabalhado o lado psicológico dos PMs, no sentido que eles tenham o mínimo possível de impacto. Até o momento, conforme o coronel, foram poucos os policiais afastados com suspeita ou contaminado por covid-19. Apesar da fala, o número exato não foi divulgado.
 
“Temos um plano de contingenciamento, onde temos a nossa reserva técnica, que é o pessoal que faz trabalho administrativo. Temos condições e no inicio quando as medidas eram mais severas, implementamos esse plano de contingenciamento. Havíamos suspendidos férias, licenças, com intuito de ter mais gente para atuação policial na rua. Temos condições de suprir essa necessidade, se houver, índice de contaminação maior e a ideia é justamente essa, tentar não trazer grandes impactos ao trabalho que está sendo desenvolvido pela Polícia Militar”, explicou Assis.
 
No início da pandemia, o efetivo da Polícia Militar foi aumentado em 35%. “Fizemos suspensão, remanejamento de policiais do serviço administrativo. Houve uma implementação, uma movimentação maior de policiais na rua. Isso tudo influencia na diminuição. Tivemos diminuição no índice de roubo, furto, homicídio, isso é um conjunto de ações que vão colaborar para que a gente possa ter essa redução. Um crime é mutável. No início da pandemia tivemos sistematização de tentativa de inclusão de agencias bancárias. Essa semana somente uma ocorrência de tentativa”.

Texto: Olhar Direto