Geral

Comandante-geral da PM anuncia aumento de efetivo para Sorriso

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, o coronel Jonildo José de Assis integrou a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso, promovida na manhã desta quinta-feira (17 de fevereiro), na Prefeitura. Participam do GGI representantes de instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo.

O coronel trouxe um panorama dos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado na área da segurança pública. “O rádio digital já é uma realidade e em breve, todos os nossos policiais serão contemplados com pistolas Glock 9 mm”, informou.

Investimentos na PM e novos policiais para Sorriso

O coronel acrescentou ainda que, somente para a estruturação da Patrulha Rural Georreferenciada da Polícia Militar em todo o Estado, foram investidos R$ 35 milhões na aquisição de viaturas, equipamentos, armamento e uniformes para os policiais. O reforço do efetivo, demanda não só da PM, mas também de outras áreas, esteve em pauta no colegiado.  Na oportunidade, Jonildo anunciou que, com a realização do concurso público no próximo domingo (20), Sorriso deve ser contemplada mais 20 novos policiais para o 12.º Batalhão.

“Com um crescimento intenso, estamos sempre atentos e buscando articulações para poder oferecer a esta população sempre crescente atendimentos de qualidade em todas as áreas e resguardar a segurança de nossas famílias é fator indispensável”, comentou o prefeito de Sorriso Ari Lafin, contextualizando que, em agenda na capital, solicitou  ao Governo do Estado o aumento do efetivo da PM e mais servidores para a Polícia Judiciária Civil, entre uma série de demandas, como a instalação de uma unidade da PM no Distrito de Primavera, melhorias na unidade de Boa Esperança, assim como da sede da Politec. Um batalhão para a Força Tática também fez parte do diálogo com representantes do Executivo estadual.

Ações integradas com MP e Judiciário

“Mais que externar nossas necessidades, precisamos contribuir na busca de soluções”, ponderou, lembrando que já está costurando acordos para que a reforma da unidade de Boa Esperança seja feita por meio do programa Mão Amiga, utilizando mão-de-obra carcerária e recursos do Fundo Municipal de Segurança (Fumseg).

Já para a viabilização de um quartel para a Força Tática, mais uma vez o apoio do Ministério Público (MP) deve permitir que o projeto possa deixar de ser um sonho da corporação e possa se tornar realidade, a exemplo de um novo prédio para a PJC, em que, por meio  Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), a obra está sendo viabilizada. “Recursos que poderiam ficar nos cofres da justiça são utilizados de maneira rápida e eficiente, permitindo o imediato retorno à população e, neste caso, o papel do Ministério Público e do Judiciário são louváveis”, destaca Ari.

Reforços na PRF

O prefeito também partilhou aos demais integrantes do GGI reforços que Sorriso vai receber em outras frentes. Em março, por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deve apresentar  20 novos policiais, assim como o helicóptero que dará suporte ao trabalho de monitoramento e segurança feito pela instituição na BR-163 e na BR/MT-242.