Geral

Comerciantes de Sorriso aderem ao movimento e anunciam fechamento temporário

Comerciantes de Sorriso, cujo quantitativo não foi informado à imprensa, comunicaram que em solidariedade ao movimento dos caminhoneiros, fecharão os seus estabelecimentos nesta terça-feira (1°), às 14h. Também não foi mencionado por quanto tempo as lojas permanecerão sem funcionamento.

O empresário Vanderlei Gralak disse que a sua participação no movimento ocorre como ato de indignação ao resultado das eleições para presidente da República. “Pela contagem dos votos, que os cidadãos não têm direito de urnas eletrônicas de conferir o seu voto, de ser auditável, ficando a cargo do sistema que está corrompido. Em solidariedade ao presidente e ao resultado das eleições, que a gente com toda certeza acredita que não é verdadeira. Existem contrários, mas não dessa forma como aconteceu nesse pleito eleitoral”.

Os bloqueios em rodovias por manifestantes contrários ao resultado das eleições de domingo entraram no 2° dia nesta terça-feira (1º).

Apesar de o grupo afirmar que há “embasamento legal do movimento”, em nova decisão hoje, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as Polícias Militares dos Estados atuem para desobstruir as rodovias.

O ministro impôs multa de R$ 100 mil por hora e prisão em flagrante delito ao que estiverem "cometendo crimes contra o Estado Democrático de Direito e a soberania nacional, previstos na Lei 14.197/2021".