Agronegócios

Consórcio milho-braquiária, uma alternativa segura em anos de geadas

Além dos problemas causados pela pandemia no dia a dia dos produtores, a falta de chuvas impactou a safra da soja no sul de Mato Grosso do Sul. A seca foi tão severa que prejudicou, inclusive, as pastagens. No momento em que os agricultores estão com o plantio do milho safrinha, surge um novo cenário e com ele novas expectativas.

Previsão de geada

Embrapa Agropecuária Oeste publicou, em 19 de janeiro, o Artigo de Divulgação na Mídia (ADM) intitulado “La Niña novamente pode favorecer a ocorrência de geadas em Mato Grosso do Sul” (ger o solo para o plantio da soja, no segundo semestre de 2022”.

Ceccon enfatiza que “a cobertura do solo é essencial para a produtividade das lavouras, especialmente em Mato Grosso do Sul. Estamos em um momento em que é necessário investir em cobertura do solo”.

Ele explica que existe um mito relacionado à braquiária e à cigarrinha-do-milho e esclarece: “A cigarrinha-do-milho não contribui com sua proliferação e não se multiplica na braquiária, e o cuidado em relação a essa praga deve acontecer com maior rigor no milho”.