PODER EXECUTIVO

Consultoria técnica impulsiona cadeia produtiva de hortifruti em Sorriso

Conciliar conhecimento empírico com tecnologia de ponta a fim de impulsionar a cadeia produtiva do hortifruti para atender a crescente demanda. Essa é a finalidade do contrato nº 046/2023 firmado pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).

Subdivididos em três etapas, sendo elas: alinhamento de propostas; aperfeiçoamento dos processos agrícolas; e laudos e análises dos processos agrícolas, o programa Sebraetec atende 30 pequenos produtores rurais do Município.

Entre os itens com maior índice de produção estão a mandioca, alface, salsa, couve-flor, cebolinha, pepino, batata-doce, rúcula e o milho verde. O levantamento também apontou um crescimento na produção de frutas como o abacaxi, a goiaba, coco, manga, maracujá e goiaba.

Os dados que compreendem a primeira etapa do programa foram apresentados na quarta-feira (22), pelo engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Thiago Tadeu Campos, ao gestor da Semasa, Marlon Zanella.

“Nesta fase a gente faz um ‘trabalho formiguinha’ se aproximando do produtor e identificando quais são suas maiores dificuldades. Ou seja, o que ele precisa para fortalecer o negócio. Em seguida, elaboramos um diagnóstico individualizado com base nessas demandas”, explica.

Segundo o especialista, os resultados obtidos nas propriedades pilotos tem estimulado o aumento pela procura do serviço. Somente neste bimestre, três novos pequenos produtores aderiram ao programa.

“Pra ser bem honesto, no início alguns produtores demonstraram certo receio, mas ao constatar a seriedade do trabalho em campo e, por consequência, o aumento da produção das propriedades vizinhas eles mudaram de opinião”, contextualiza.

Marlon Zanella pontua que “a consultoria tecnológica do Sebraetec vem para complementar os atendimentos realizados diariamente por técnicos dos programas municipais ‘Horta Viva e Frutifica’. Ambos voltados para pequenas propriedades geridas na modalidade de produção da agricultura familiar. Os subsídios incluem assessoria técnica, cessão de maquinários para preparo de solo, plantio, aplicação de defensivos agrícolas e colheita, assim como suporte para comercialização dos hortifrutis produzidos nos sistemas protegido, hidropônico, orgânico e convencional.

“Os números são positivos e demonstram que estamos no caminho certo. No entanto, isso não significa que podemos descansar. Sorriso apresenta um crescimento acima da média nacional e fazer com que a agricultura familiar acompanhe esse desenvolvimento é uma missão que requer muito esforço por parte de todos os envolvidos nesse processo”, disse.

“Nesse trajeto encontramos o Sebrae que é aquele parceiro que veste a camisa, que busca soluções e apresenta resultados. Isso nos motiva a dar continuidade nessa parceria que teve início há alguns anos atrás e que continua literalmente rendendo bons frutos”, concluiu Zanella.

Também participaram da reunião o adjunto da pasta, Enivaldo Golmini, a coordenadora do programa Horta Viva, Cristina Félix, o coordenador de compras da pasta, Bruno Maia, o coordenador do Sebrae Sorriso, Marcelo Alexandre Ferreira e a analista de negócios da entidade, Laydy Dias.

Tags

Imagens

Texto: Michel Ferreira

Fotos: Ney Pinheiro