Saúde

CoronaVac entra em fase final após atingir mínimo de infectados

Foto: R7

O secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou nesta segunda-feira (23) que o Instituto Butantan entrou na fase final do desenvolvimento da vacina CoronaVac, realizada em parceria com o laboratório chinês, Sinovac, após atingir o número mínimo esperado de infectados pela covid-19 na fase 3 do estudo clínico.

"Hoje é um dia de boas notícias para nossa vacina. O estudo clínico estava muito próximo de chegar ao número mínimo de pessoas com covid-19 para permitir sua abertura. Esse número de 61 aconteceu na semana passada. Autorizamos a abertura do estudo clínico, estamos com 74 casos. A análise dos casos já se iniciou", afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butanta. Esse número permite medir a eficária da vacina. 

"Os dados serão enviados para a Anvisa. A expectativa é que em janeiro a Anvisa tenha aprovado a Coronavac", diz Covas.

Segundo Dimas Covas, São Paulo deverá aguardar a definição de critérios para distribuição da Coronavac. "Minha percepção pessoal é que ela deva ser aplicada primeiramente a pessoas que tenham comorbidades, pessoas com mais idade, profissionais da saúde e grupos prioritários", afirmou o médico. Gorinchteyn disse ainda que a distribuição e aplicação da vacina deverá seguir os mesmos ritos da vacina da gripe em relação aos grupos prioritários.

Gorinchteyn comentou ainda o aumento do número de internações por covid-19 em São Paulo. Segundo ele, o Estado possui hoje 1.180 pacientes internados, o que representa um aumento de 17% em São Paulo. "Precisamos aguardar dados que ainda estão sendo inseridas no sistema para que medidas sejam tomadas de maneira adequada."

A coletiva de imprensa ocorreu na sede Instituto Butantan, em São Paulo, e teve a participação de David Uip, médico infectologista e idealizador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo. "Populações que estavam em quaretena agora estão se contaminando. Os jovens vão a festas grandes e, infelizmente, contaminam pais e avós", afirmou Uip.

"Não sabemos o que ocorrerá na sequência, se será semelhante ao primeiro momento. Teremos que esperar e consolidar os dados para ter uma visão melhor." De acordo com o secretário de saúde, o parque Vila Lobos e Ibirapuera foram autuados pela Vigilância Sanitária por aglomerações. 

Texto: R7