Geral

Covid avança em presídios em Mato Grosso e profissionais da saúde ameaçam parar

Foto: Gazeta Digital (GD)

Os servidores da Saúde que atuam no Sistema Prisional de Mato Grosso na Grande Cuiabá ameaçam paralisar suas atividades. Os profissionais pretendem notificar governo do Estado a respeito das reivindicações ainda nesta sexta-feira (26).

A principal reivindicação da categoria é para que seja incluída entre os servidores da saúde que recebem a Verba Indenizatória Extraordinária de combate à Covid-19 no valor de R$ 500 que foi aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado e renovada para o ano de 2021.

Conforme o GD apurou os profissionais demonstram insatisfação. O temor é que com a paralisação a proliferação do vírus da covid-19 se alastre dentro das cadeias, já que são esses profissionais que vem realizando trabalhos de prevenção da doença dentro do sistema prisional do Estado.  

De acordo com informações dos próprios profissionais, a contaminação da covid dentro dos presídios e cadeias do Estado já se tornou realidade. Em Diamantino, por exemplo, segundo informações preliminares, dos 63 presos, 55 estariam ou já foram contaminados pela doença. Dos 10 agentes penitenciários, 7 foram contaminados.  Já em Santo Antônio do Leverger, 7 agentes contaminados, além de 23 presos.

Procurada pelo GD, a Secretaria de Estado de Segurança Pública afirmou que não foi notificada sobre a possível greve dos servidores da área de saúde do Sistema Prisional.

Texto: Pablo Rodrigo/Gazeta Digital (GD)